Compartilhe

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Situação –Taiguara

Depois da grande Obra do mestre Chico Buarque, agora iremos partir para uma época em que a ditadura era maquiada em nosso país.
Nos anos de 1980, o Brasil entrava na suposta “Nova Republica”, a era Sarney, que pregava a redemocratização, porém a podridão facista imposta pela ditadura ainda perdurava de uma forma abafada pela elite política, havendo ainda prisões, censura e tortura.Um grande compositor de nossa música sofrera muito com a situação militar em nosso país, sendo ele o compositor mais censurado naqueles tempos, Taiguara Chalar da Silva, foi compositor de grandes clássicos de nossa MPB como, “Que as crianças cantem livres”, “O Universo no teu corpo”,” Outra Cena” e” Situação”, música qual iremos comentar um pouco mais, não só a musica como todo álbum com o titulo “Imyra, Tayra, Ipy”, lançado no Brasil logo depois que o cantor retorna do seu autoexílio, acarretado pela enorme repressão na época.
Este álbum contava com a participação de diversos instrumentistas da época como, Hermeto Paschoal, Toninho Horta entre outros, porém antes mesmo de acontecer o show de estréia foi brutalmente barrado pelos censores do Governo Sarney, que também fizeram a retirada geral dos discos do mercado fonográfico Brasileiro. Onde depois destes fatos ele decidiu se exilar na África  e Europa.

Segue o Video da Musica para ouvir juntamente com a analise:

Situação, é uma canção que nos remete a pensar na Vitória do Povo Brasileiro contra o Regime Militar, era uma prévia de tudo que iria acontecer no final dos anos 80.Em um trecho da canção, Taiguara diz: “Como é que você vai me dar o que já é meu?”, citando com isto a Liberdade, e em um trecho ele também diz: “Volta sempre um momento na historia em que mais um império deixou de ser, pois assim é o futuro pra nós”, citando claramente o final do “Império dos Generais”, seria por estas fortes críticas e palavras pouco escondidas que os censores terminariam com o espetáculo e com os discos?E como o Grand Finalle, Taiguara termina a canção indagando:” É sair e deixar eu me abrir e tudo acontecer”, tornando o final da canção como um grito de Liberdade!*Obs: Taiguara foi o primeiro exilado e censurado a Gravar um Disco por um selo Internacional, porém por um extravios (Duvidosos)  as copias nunca chegaram ao Brasil, sumiram, sem rastro algum, assim como a matriz do disco.

Letra:

Situação
Taiguara
Não, não adianta não 
A situação já está fora das suas mãos 
Nao, não adianta não 
Não, não adianta não
A situação já esta fora das suas mãos 
Não, não adianta não 
Como é que você vai me dar o que já é meu 
Como é que você vai criar o que já nasceu 
Como é que você resolveu que eu sou livre, 
Agora você esqueceu 
Que só quem pode me libertar sou eu 
Voce diz que esse é o tempo da vida se distender 
Mas quem faz primavera é o inverno nao e você
Volta sempre um momento na história em que mais um império deixou de ser 
Pois assim é o futuro p'ra nos 
Só o que você vai mesmo fazer 
É sair ou deixar eu me abrir e deixar tudo acontecer 
É sair ou deixar eu me abrir 
e deixar tudo acontecer
__________________________________________________________________

Bom Companheiros, é isso, mais um Post, cabeça a mil, pensando e estudando mais canções para postar neste empoeirado e “subversivo” Blog.


Abraços a Todos e a Todas!

Gabriel Gonçalves Cardoso

Um comentário:

  1. Vimeo :: Videos | YouTube - Videodl
    Watch videos about people from across the world, get news about their favourite music and movies, and share your convert youtube video to mp3 favourite movies and shows. Be the first to

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua OPINIÃO